quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Concerto de Ano Novo

Realiza-se no dia 9 de janeiro de 2016, sábado, pelas 21h e na Igreja do Mosteiro de Vairão, um Concerto de Ano Novo dedicado a Santiago, com a participação do belíssimo Coro Feminino do Vale do Sousa. A entrada é gratuita e eventuais donativos serão destinados às obras na Igreja do Mosteiro.
A organização é da Villa Valeriani - Associação de Peregrinos, contando com o apoio da Freguesia de Vairão. Ver cartaz. Mais informações.

Programa 
PUERI CONCINITE - JACOB HANDL
DE PROFUNDIS CLAMAVI - PIOTR JANCZAK
DUO SERAPHIM - T. L. VITORIA
BENEDICTUS - JACOB HANN
AGNUS DEI - JACOB HANN
CELTIC PRAYER - DANIEL ROUKEMA
PATER NOSTER - JULIO DOMINGUEZ
FANTASÍA D’ALALÁ - JULIO DOMÍNGUEZ
LAUDATE PUERI - F. MENDELSSONH
SEAL LULLABY - ERIC WITACRE
NUNC DIMITIS - SÍLVIO CORTEZ
SALVE REGINA - MIKLÓS KOCSÁR


Coro Feminino do Vale do Sousa (ouvir)
O Coro Feminino do Vale do Sousa vem ao longo da sua curta existência, granjeando públicos e simultaneamente oferecendo uma inegável contribuição para a qualificação cultural da região, elevando o nome da Vila de Lousada e da Associação de Cultura Musical de Lousada.
Apesar da sua história recente e evidente jovialidade (fundado em Setembro de 2007), apresentou-se já, nos mais variados espaços de concerto nacionais, destacando-se o Teatro da Trindade- Lisboa, CCB-Centro Cultural de Lisboa, Casa da Música- Porto, Universidade de Aveiro, Conservatório Calouste Gulbenkian – Braga, Festival Internacional de Coros em Albufeira, entre outras presenças nas mais variadas localidades do país como Beja, Miranda do Douro, Salreu, Crestuma, Melres, Paços de Ferreira, Porto, Gaia etc..
Em Outubro 2010, venceu o concurso nacional de música, evento promovido pelo Inatel. Internacionalmente destacam-se as presenças no “10èmes Rencontres Internationales de Choeurs d'Enfants” – França, Festival Internacional de Música de Cantonigrós, Barcelona – Espanha, “Florence International Choir Competition” (1º prémio na categoria “Youth Choirs” e o 3º prémio na categoria “Sacred”), “Festival Choral International Neuchatel” (2º prémio na sua categoria) e no 61º Certamen Internacional de Habaneras y Polifonía de Torrevieja, Espanha.
O Coro Feminino CVS é dirigido desde a sua fundação, pelo maestro Sílvio Cortez, tendo como pianista acompanhador o Prof. Ricardo Fráguas.

Professor Sílvio Cortez 
Iniciou os estudos musicais em regime as curso livre em Paços de Ferreira, tendo frequentado posteriormente a Academia de Música de Paredes onde conclui o curso básico, ingressa depois no Conservatório do Porto onde viria a concluir os cursos complementares de Formação Musical e Piano. Conclui com alta classificação o Bacharelato em Direção Musical (coro e orquestra) no Conservatório Superior de Gaia, onde trabalhou com os Maestros, Manuel Ivo Cruz; Mário Mateus e Gerald Kegelmann. Estudou Técnica Vocal e repertório com a Professora Fernanda Correia e participa em vários seminários de expressão corporal orientados pela Professora Jane Davidson. Participa em vários seminários de análise musical e instrumentação orientados pelo professor Álvaro Salazar, participa também em cursos de aperfeiçoamento de Direção de instrumentos de sopro dirigidos pelo Professor Saúl Silva. Frequentou Master classes de Direção de Orquestra com o Maestro Sergei Stadler, e trabalhou como assistente do Maestro Manuel Ivo Cruz nas óperas «Flauta Mágica» e «Amahl e os visitantes da noite». É Licenciado em História e Teoria da Música pela Universidade de Évora e atualmente no âmbito académico, encontra-se a realizar o doutoramento na Universidade de Aveiro.
Dirigiu entre 2005 e 2010 o eCOROmia - Coro da Faculdade de Economia do Porto. Atualmente é professor das disciplinas de Coro, Classes de Conjunto, História da Cultura e das Artes e História da Música no Conservatório do Vale do Sousa e História da Cultura e das Artes no Conservatório de Música de Paredes.
Dirige desde a sua fundação, o Coro Feminino CVS (2007) e o Ensemble Vocal Freamunde (2004).

Sem comentários:

Enviar um comentário