segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Caminho Central versus Caminho da Costa

O Caminho Central está cada vez melhor. Recentemente em Vila do Conde foram criados dois desvios que eliminaram os curtos troços que ainda era feitos pela N306 em locais com menos segurança, permitindo que os peregrinos circulem agora por espaços florestais e agrícolas. O Caminho tem nova sinalética oficial. Foi inaugurada uma estátua de Santiago em Vilarinho. O Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão abriu há um ano e já recebeu mais de 1.000 peregrinos de 50 países, sendo cada vez mais procurado. Existem outros locais próximos que acolhem peregrinos com igual hospitalidade. O Caminho passa por locais de grande valor patrimonial e cénico, como as pontes D. Zameiro e dos Arcos ou o próprio Mosteiro de Vairão, seguindo para S. Pedro de Rates, Barcelos, Ponte de Lima e Valença. O Caminho Central é o mais antigo, o mais procurado e que melhores condições apresenta para os peregrinos, destacando-se os albergues e o património (natural e histórico).


Apesar de tudo isto existem "forças" que procuram desviar artificialmente o Caminho para a costa e que se manifestam através de notícias como as que saíram hoje no jornal Público, induzindo os peregrinos em erro (o Caminho Central não segue a N13, não está desvirtuado e é de longe o mais procurado, sendo ainda bem menos urbano que o caminho pela Costa). O resultado é que devido à desinformação existente muitos peregrinos saem do Porto pela costa e ao chegar à cidade de Vila do Conde procuram retomar o Caminho Central perdendo-se sistematicamente (a ligação não está sinalizada).

Recomendamos por isso que os peregrinos façam a sua escolha consciente no Porto (Caminho Central, da Costa ou por Braga) sabendo que o traçado central é o que reúne as melhores condições (melhor sinalética, mais albergues e património, menos troços urbanos). Se optarem pelo Caminho Central, a 25 km do Porto irão encontrar o Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão pronto para acolher os peregrinos, com 44 camas individuais em 12 quartos, vistas fabulosas e um ambiente acolhedor. Em qualquer dos casos desejamos um Excelente Caminho para todos os peregrinos!

PS. O Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão conta com o apoio oficial e financeiro de várias associações jacobeias da Alemanha

Sem comentários:

Enviar um comentário